Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Plano de saúde deve cobrir cirurgia plástica pós-bariátrica

Cirurgias são consideradas reparadoras e, portanto, de cobertura obrigatória.

há 7 anos

Beneficiária da Bradesco Saúde submeteu-se a procedimento cirúrgico para tratamento de quadro de obesidade mórbida. O procedimento foi bem sucedido e a paciente apresentou perda de mais de 65Kg, que, à época, representavam 47% de seu peso.

Posteriormente, com seu peso já estabilizado, o médico assistente da paciente indicou a necessidade de realização de procedimento reparador para eliminar os “excessos de pele”, que ocasionam flacidez e desconforto, além de dermatites, eventuais inflamações e eczemas

O convênio, no entanto, se negou a autorizar os procedimentos indicados ao argumento de que seriam de natureza eminentemente estética e que, portanto, não teriam cobertura contratual.

Diante da negativa, a paciente decidiu recorrer à Justiça, sendo representada pelo escritório Bueno Brandão Advocacia, especializado na defesa de usuários de planos de saúde.

Para saber mais detalhes de como funciona o processo contra plano de saúde clique aqui.

Segundo o advogado Luciano Brandão, “o convênio não pode negar a cobertura de procedimentos reparadores que consistem em complementação do tratamento para obesidade“.

Este entendimento já foi, inclusive, consolidado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da

Súmula 97: “Não pode ser considerada simplesmente estética a cirurgia plástica complementar de tratamento de obesidade mórbida, havendo indicação médica”.

Com base em tal entendimento, o Juiz Adilson Cruz, da 34ª Vara Cível de São Paulo afirmou que “a cirurgia reparadora, na espécie, consiste na continuidade do tratamento dispensado à autora que se submeteu à cirurgia bariátrica”.

Diante disso, foi concedida liminar determinando a autorização da cirurgia plástica reparadora indicada à paciente.

Fonte: Bueno Brandão Advocacia

  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito Médico e à Saúde
  • Publicações128
  • Seguidores186
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1376
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-deve-cobrir-cirurgia-plastica-pos-bariatrica/441759854

Informações relacionadas

Moraes Pimentel Advogados, Advogado
Notíciashá 2 anos

O plano de saúde deve cobrir cirurgia bariátrica?

Petição Inicial - TJSP - Ação Apresentar Resposta à Impugnação ao Cumprimento de Sentença Ofertada - Cumprimento de Sentença

Luciano Correia Bueno Brandão, Advogado
Notíciashá 9 anos

Negativa de cobertura de cirurgia bariátrica gera indenização

Vinicius Gomes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direitos de quem faz cirurgia bariátrica

Petição Inicial - TJSP - Ação Cautelar de Obrigação de Fazer c/c Pedido Liminar Fornecimento de Cirurgia Bariátrica - Procedimento Comum Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)